sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cicloturismo - Manual de Dicas de Viagem !!

Olá pessoal,


Viajar de bicicleta é muito bom, (principalmente quando se está fininho, e não em formato de kibe) mas precisa um certo planejamento para de repente não se ver metido em uma enrascada, ao invés de estar curtindo uma viagem tranquila e cheia de liberdade e bons momentos.

Pensando em incentivar aqueles que nunca tiveram essa experiência, estou postando aqui algumas dicas interessantes que encontrei na net, além de um manual para os "pedaleiros de primeira viagem" que está disponível para download logo abaixo. Divirtam-se e metam o pedal na estrada !!


Aí vão as primeiras dicas, que servem para se ter uma noção de como organizar uma viagem de bicicleta, mas também é interessante dar uma boa lida no manual.


1 - Escolha uma bicicleta versátil
Existem bicicletas desenvolvidas para o cicloturismo na Europa, mas são mais adequadas para andar no asfalto. No Brasil, a mountain bike é uma ótima opção para ser adaptada, ela é resistente, possui peças de fácil reposição e anda muito bem no asfalto e em estradas de terra.

2- Distribua a bagagem pela bicicleta
O equilíbrio é fundamental para pedalar. Não coloque toda a carga em cima do bagageiro para não sobrecarregar a roda traseira. Alforjes distribuem o peso e ajudam a deixar a bike mais estável. No caso de viagens mais longas, com muita bagagem para transportar, é recomendável instalar alforjes dianteiros. Além de ter mais espaço você evita que a bicicleta empine em uma subida. Não use mochila enquanto estiver pedalando. Além de ser desconfortável forçam as costas, os ombros e as mãos.

Pedalar é uma delícia, sem falar que o visual é ainda melhor !!

3 - Faça uma revisão antes de viajar
Passe na bicicletaria para ver se está tudo certo com a “magrela”. Informe-se sobre a qualidade dos componentes que sua bicicleta possui. Se ela estiver equipada com peças simples e frágeis, pode ser que elas te deem um pouco de dor de cabeça no caminho. Aproveite a visita para aprender sobre mecânica básica da bike, se ela quebrar em algum local longe da civilização, você precisa ser capaz de consertá-la. Não esqueça de levar um kit de ferramentas e um kit de remendo para a viagem.

4 -Conheça os seus limites
Esteja preparado fisicamente e psicologicamente para a viagem que deseja realizar. Muitas pessoas partem logo para uma jornada muito longa e enfrentam tantos problemas que acabam se decepcionado. É recomendado para quem não está habituado a pedalar que comece com saídas curtas para testar o condicionamento e se familiarizar com os problemas que podem acontecer. Caminhadas e corridas são ótimos exercícios para aumentar o fôlego e complementam as pedaladas. Lembre-se que seu esforço será maior numa viagem, pois você estará carregando a sua bagagem.

Comece os treinamentos pedalando na cidade, antes de pegar estrada.

5 - Faça um curso de primeiros socorros
No caso de acidentes é importante saber o que fazer e o que não fazer. Sempre use capacete e óculos de proteção (evita que insetos e pequenas pedras machuquem os olhos). Luvas protegem as mão nos casos de queda. Não se esqueça que a bicicleta é considera um veículo pelo Código Brasileiro de Trânsito, e deve ter todos os equipamentos obrigatórios: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios na bicicleta.

Conforto ao pedalar é imprescindível...
Ei, estou falando do selim amortecido !!

6 - Faça viagens de treinamento
Viagens pequenas são a melhor oportunidade para se experimentar a sensação de uma viagem maior. O intuito é descobrir se você gosta de viajar de bicicleta. Planejar um roteiro de cicloturismo de um mês e, logo no início, descobrir que você preferia estar de carro seria muito frustrante.

7 - Estude o seu roteiro antes da viagem
Fale com ciclistas que já tenham passado pelo lugar que você deseja conhecer e pegue todas as dicas. Olhe mapas de relevo da região para saber se você conseguirá fazer o percurso. Procure por pontos de apoio (locais para acampar, pousadas e hotéis) e postos de abastecimento (mercados e supermercados) e verifique se a distância entre eles pode ser cumprida em um dia de viagem.
fonte:http://viajeaqui.abril.com.br

BOA VIAGEM !!

O que não está com nada é "viajar" na bicicleta errada !!
Bad Trip !!




Abraço, até +

4 comentários:

  1. Pelo que li, é totalmente errado fazer o trajeto Maua-Atibaia, apenas comendo bolacha e panetone e com uma troca de roupa na mochila, mas valeu, fotos em algum lugar do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, foi loucura nossa !!
      Hoje tenho noção, do que fizemos e não repetiria a aventura da mesma forma.

      Excluir
    2. Mas chegar em São Roque e se entupir de pizza e coca esta liberado ?

      Excluir
    3. Claro que sim !!

      Estávamos exaustos, e precisávamos repor as reservas de carboidratos.
      Sem falar que ainda não inventaram nada melhor que pizza e coca. Ah, esqueci da lasanha !!

      Abraço.

      Excluir

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails