domingo, 24 de fevereiro de 2013

EBM Day !!

Olá pessoal,


Hoje (24/2) comemoramos o dia do EBM (Electronic Body Music). A data foi escolhida em homenagem ao grupo belga Front 242, considerados os pais desse subgênero da música eletrônica, e que colocaram esse estilo na cena musical à partir dos anos 80.

Selecionei alguns clipes pra servir de aperitivo ...


EBM (Electronic Body Music) 
É um gênero musical, resultante da fusão do synthpop dos anos 80 com a música industrial, criando um estilo pesado e agressivo, porém amigável com as pistas de dança.

Em meados dos anos 80, o grupo belga Front 242 inventa o termo EBM para explicar o som que eles faziam. A música EBM consiste (mas não exclusivamente) de timbres eletrônicos, na grande maioria das vezes sintetizados, letras agressivas, batidas distorcidas e algumas vezes a utilização de instrumentos nada convencionais, como serras elétricas e furadeiras.

Vale ressaltar que embora considerados sinônimos, às vezes existe uma diferença entre Música Industrial e EBM, embora ambos os gêneros compartilhem a mesma raiz.

Como a maioria dos gêneros musicais alternativos, o EBM possui baixa popularidade.





A EBM a partir dos anos 90
Aproximadamente desde os anos 90, costuma-se chamar a EBM antiga de old-school pela diferença que existe entre os sons mais antigos e novos. É dificil dizer com precisão quando termina a EBM old-school cronologicamente, mas a grosso modo isto compreende um período que começa em 1982 (embora algumas bandas com a dita sonoridade sejam anteriores a essa data), com o lançamento de um dos primeiros CDs da banda Front 242 (Geography). Sonoramente, a EBM antiga é bem mais semelhante a música industrial da época do que a atual. E também com a maioria das músicas dos anos 80. Com o tempo o som foi 'evoluindo' sofrendo influências de vários outros gêneros.

Bandas conhecidas de EBM old school seriam: Front 242, Die Krupps, Nitzer Ebb, A Split a Second, The Neon Judgement, para citar algumas. A denominação EBM old-school é mais usada como um termo musical, pois ainda existem bandas que fazem tal som, conservando aspectos mais puros, dos primeiros dias da eletronic body music. Até mesmo DJs e produtores da cena electro e minimal dos anos 2000, como DJ Hell, Anthony Rotter e Hacker, tem como influência o EBM old school.

No começo dos anos 90, algumas bandas de EBM começaram também a pegar muito mais elementos do synthpop, criando o futurepop, um tipo de música mais pop, mais facil de se ouvir e de se vender também.





Em contrapartida, existiu também o que é chamado de harsh EBM (também conhecido por terror EBM ou aggrotech). Isso denomina uma variante da EBM que surge no começo dos anos 90, mas não se populariza até a metade dele. O harsh EBM é justamente o oposto do futurepop, e como o nome já diz, é a variante pesada da EBM nos dias atuais, batidas muito distorcidas, sintetizadores ácidos e vocais muitas vezes fora de melodia, agressivos e distorcidos também, com letras pesadas sobre vários tabus e temas controversos. objetivando algo realmente pesado. As principais bandas desse género são: Suicide Commando, Combichrist, Unter Null, Grendel, Waldgeist, Tactical Sekt, Von Richthofen, Klaustrophobic, Hocico, Amduscia, God Module e Lolikure.

Com o sucesso desses gêneros nas alas mais comerciais do underground dominado pelas gravadoras, surgiu o anhalt EBM na antiga Alemanha Oriental por organizações como a Electric Tremor. O anhalt EBM tem como objetivo resgatar toda a força estética de cunho militar do EBM old-school em junção com um espírito punk DIY, como o futurepop e o aggrotech estavam saturados de tribos alienígenas à cena industrial (góticos, roqueiros, clubbers, entre outros), o anhalt EBM se mostrou alternativa para os remanescentes do EBM dos anos 80 ou novos adeptos que não aceitaram essa mixagem de cenas opostas. Alguns exemplos de bandas de anhalt EBM são o Container 90, o Sturm Cafe, o Tyske Ludder, o Spetsnaz, entre outras.
fonte: wikipedia



Abraço, até +

2 comentários:

  1. Muito bom resumo!!! Parabéns cara... aproveita o espaço ae e divulga as festas underground de EBM pelo Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado !
    Assim que tiver novidades vou postar sim, destaco o Projeto Limiar, que acontece anualmente, e é realmente muito bom.

    Abraço.

    ResponderExcluir

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails