quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas !!

Olá pessoal,


Nesse fim de semana acontece mais um Tanabata Matsuri, no bairro da Liberdade em São Paulo. O festival de rua é muito bacana mesmo, as ruas ficam abarrotadas de gente (mais que a 25 de março), e se vocês já acham a decoração do bairro da liberdade bonita, nesses dois dias fica inacreditável, enfeitado com bambus e enfeites de papel, mas não é tipo bandeirinha de São João não, o barato é louco de bonito e grandioso.


O "festival das estrelas" segue uma antiga lenda japonesa, onde o barato é escrever pedidos em pedaços de papel colorido e pendurar nos bambus espalhados por toda parte. Mas também vale ir até lá só pra apreciar a beleza, ver os shows e se esbaldar com a culinária (além de comprar quinquilharias nas lojinhas de "um leal") !!



A Lenda do Tanabata
Uma antiga lenda, criada há quatro mil anos e inspirada nas estrelas Vega e Altair, conta a estória de uma certa Princesa Orihime e seu amado Kengyu.

A Princesa Orihime era uma excelente tecelã e confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse, dando passeios diários pelo reino. Em uma dessas ocasiões, Orihime conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram.

Esquecendo-se completamente de suas obrigações, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo a esta paixão e por este motivo foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via láctea. Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de julho.

Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos (irogami) e pendurados em bambus (sassadake).



Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails