terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cafe Racer !

Olá pessoal,


Graças aos jovens das décadas de 50 e 60, que podiam se divertir com corridas de rua, nasceu um estilo muito especial de motociclistas que queriam atingir as 100 milhas ou 160 km/h em duas rodas.


Motos e motociclistas ganharam o apelido de Cafe Racer por causa do local que servia de ponto de encontro para as competições.  Eles se reuniam em bares, pubs londrinos, e criaram um curioso desafio. Escolhiam uma música, um R&R e um bar nas proximidades pra fazer um bate-volta acelerando as máquinas.


Agora, só eram considerados legítimos racers, aqueles que conseguiam fazer este percurso antes da música acabar!


A primeira vez que a música das Jukebox se uniu ao ronco dos motores foi no Ace Cafe em Londres. O dono do bar conta que as corridas eram muito comuns na época, mas que a falta de limites de velocidade causou graves acidentes até que a polícia proibiu as disputas.  A memória está nas paredes do café que recebe, até hoje, motoqueiros de todas as tribos. As donas da casa também estão lá. Uma delas é a Triton, com carenagem da Norton Featherbed e encorpada por dois cilindros da Triumph Bonneville.


Derivadas das motos clássicas, as Cafe Racers podem ser consideradas as antecessoras remotas das atuais motos esportivas. Assim como as bobbers, caracterízam-se pela retirada de peças para alívio do peso, visando a melhoria no desempenho. O acento é monoposto, caracterizado por uma rabeta curta, terminada em cunha, estofada, de fibra de vidro, plástica ou metálica. As pedaleiras de comando são bastante recuadas e o guidão é baixo, forçando uma posição de pilotagem bem inclinada à frente, obrigando o piloto a praticamente se deitar sobre o tanque de combustível. Mas, a principal característica dessas motos é o motor cuidadosamente preparado para obtenção de maior potência.


Os motores preferidos pelos preparadores eram os da Norton e os da Vincent, e isso gerou uma curiosa proliferação de motos híbridas, que utilizavam motores de uma marca e quadro de outra, como as Triton (Triumph + Norton), Norvin (Norton + Vincent), Norbsa (Norton + BSA), Tribsa (Triumph + BSA) dentre outras. As Cafe Race eram muito utilizadas em provas (ilegais) de rua, mas era também muito comum sua participação em provas oficiais, como a Prova da Ilha de Man.

Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails