quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nose Art - Arte em meio à Guerra !

Olá pessoal,

Todo tipo de customização (old school) é muito bacana, seja ela em motos, carros, bicicletas, geladeiras ou até mesmo aviões. A Nose Art é exatemente isso, arte feita nos aviões utilizados principalmente na 2ª guerra mundial, dando perticularidade a cada um deles, era a única customização que se podia fazer nas aeronaves naquelas circunstâncias. Pesquisei esse material aqui na net.



Durante a Segunda Guerra Mundial e também na da Coréia, Vietnam e Golfo Pérsico, imagens coloridas apareceram no nariz dos aviões militares combatentes. Amadas ou odiadas, fotografadas ou censuradas, os desenhos conhecidos como “Nose Art” sempre estiveram envolvidos em controvérsia. Este é um dos termos do inglês difíceis de traduzir literalmente, pois resultaria em algo esdrúxulo como “Arte de Nariz”, que ficaria longe do sentido original.



Para escapar da pasteurização produzida pela uniformização militar, que somente permite insígnias e marcas oficiais, a tripulação se utiliza da Nose Art para personalizar o seu avião. Eles que dão nome e criam a arte, enfim, imprimem num equipamento militar igual a todos os outros as suas características pessoais, dando ao avião a sua própria cara.



Apesar de outros exemplos de arte que afrontam o padrão militar poderem ser encontrados em outros países de fala inglesa, o fenômeno é predominantemente americano, talvez pelo alto grau de rebeldia e individualismo atribuído àquela cultura. A Nose Art é um importante indicador histórico e social e, na sua qualidade de expressão da arte popular, serve como um registro valioso para ajudar a entender o passado.
 



É lógico pensar que o aparecimento da Nose Art somente foi possível em ambientes de grande tensão, tais como as guerras, pois somente aí se manifestam as condições ideais para os oficiais fazerem “olho de vidro” diante de atitudes que fogem dos regulamentos. Em situação de guerra, os superiores militares estão muito mais interessados em manter seus homens satisfeitos do que em tolher os seus desejos.
 


Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails