segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Propagandas Antigas de Remédios !

Olá pessoal,

Tenho especial curiosidade por publicidade antiga, já tendo postado propagandas antigas de motos e de cerveja, e agora, essas de remédios (?).  Vão ver como a medicina evoluiu, e muito, dessa época pra cá, pois acreditavam que ópio, heroína e cocaína podiam ser usados livremente, inclusive por recém-nascidos.
Vejam só.

Ópio para bebês recém-nascidos: Acha que a nossa vida moderna é confortável ? Antigamente para aquietar bebês recém-nascidos não era necessário um grande esforço dos pais, mas sim, ÓPIO. Este frasco de paregórico (sedativo) da Stickney and Poor era uma mistura de ópio e de álcool, que era distribuída do mesmo modo que os temperos pelos quais a empresa era conhecida. "Dose - [para crianças com] cinco dias, 3 gotas. Duas semanas, 8 gotas. Cinco anos, 25 gotas. Adultos, uma colher cheia."
O produto era muito potente, e continha 46% de álcool.

Brinde Promocional: Um peso de papel promocional da C. F. Boehringer & Soehne (Mannheim, Alemanha). "os maiores fabricantes do mundo de quinino e cocaína". Este fabricante tinha orgulho de sua posição de líder no mercado de cocaína.

Ópio para a asma: Este National Vaporizer Vapor-OL era indicado "para asma e outras afecções espasmódicas".
O líquido volátil era colocado em uma panela e aquecido por um lampião de querosene.

Tablete de cocaína: Estes tabletes de cocaína eram "indispensáveis para os cantores, professores e oradores".
Eles também aquietavam a dor de garganta e davam um efeito "animador" para que estes profissionais atingissem o máximo de sua performance.

Heroína da Bayer: Um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 e 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e um remédio contra tosse para crianças.

Vinho de Coca: O vinho de coca da Metcalf era um de uma grande quantidade de vinhos que continham coca disponíveis no mercado. Todos afirmavam que tinham efeitos medicinais, mas indubitavelmente eram consumidos pelo seu valor "recreador" também.

Drops de Cocaína para Dor de Dentes - Cura Instantânea: Os Dropes de cocaína para dor de dentes (1885) eram populares para crianças. Não apenas acabava com a dor, mas também melhorava o "humor" dos usuários.

Maltine: Este vinho de coca foi fabricado pela Maltine Manufacturing Company de Nova York. A dosagem indicada dizia: "uma taça cheia junto com, ou imediatamente após as refeições. Crianças em proporção."

Vinho Mariani: O vinho Mariani (1865) era o principal vinho de coca do seu tempo. O Papa Leão XIII carregava um frasco de vinho Mariani consigo e premiou seu criador, Angelo Mariani, com uma medalha de ouro.

Glyco-Heroína: Propaganda de heroína da Martin H. Smith Company, de Nova York. A heroína era amplamente usada não apenas como analgésico, mas também como remédio contra asma, tosse e pneumonia. Misturar heroína com glicerina (e também açúcar e temperos) tornava o opiáceo mais agradável para a ingestão oral.

Ainda bem que não éramos bebês no final dos anos 1800 ...

Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails