quarta-feira, 14 de março de 2012

Rota de Viagem - Trilha das Sete Praias - Ubatuba-SP

Olá pessoal,


Estou aqui para indicar uma aventura para aqueles que amam a natureza e possuem canelas de ferro. A trilha das sete praias em Ubatuba, que fiz sexta-feira passada, ida e volta "no camelo". Realmente vale a pena cada passo e cada gota de suor, pois o que será visto no caminho, jamais será esquecido.

Deixe para trás as praias superlotadas, os farofeiros, os porcalhões, a gritaria, as construções, a briga por estacionamento, o esgoto, as barangas... e volte no tempo encontrando praias particamente desertas, onde apenas de vez em quando nos depararemos com umas poucas intervenções humanas, realizadas por pescadores que cresceram entre a mata o e mar. Total harmonia.


Minha base foi o Camping Super Star na praia da Lagoinha, (veja o post) onde se inicia a trilha, e de lá parti com minha fiel escudeira para nossa aventura. A trilha se inicia na Praia da Lagoinha, passando pela Praia do Oeste, Praia dos Perez, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia do Deserto e Praia do Cedro, havendo a possibilidade de continuar até a Praia de Fortaleza, mas sendo assim, a volta seria de ônibus, e preferi fazer ida e volta "na canela" até a Praia do Cedro.

Ponta da Praia da Lagoinha, onde se inicia a trilha.
O início da trilha se dá na ponta da Praia da Lagoinha, local onde desemboca um rio. Quando entramos na trilha pela manhã, exatamente às 08:20 h, o local estava assim (foto acima), mas a surpresa foi no retorno, à tarde, saímos da trilha com água pela cintura.

Início da trilha, que se mantém fácil e sombreada até a Praia Grande do Bonete.
Praia do Oeste, pequena, cheia de pedras, e muito bonita, impossível não tomar um banho em águas tão claras e tranquilas.


Única construção na Praia do Oeste, um casebre que mais se parece com a "Tapera da Juma" 
Praia dos Perez, igualmente deserta  e pequena, com visual deslumbrante, a cada passo uma surpresa, e uma nova paisagem que se forma.


Praia dos Perez, apenas barcos de pesca passando ao longe.

Vista do trecho entre as Praias dos Perez e do Bonete.
Praia do Bonete. Chegamos e já nos deparamos com um riacho que deságua por lá, com água límpida e geladinha. Muito bonita, e embora possua dois quiosques permanece com cara de intocada. PS. os quiosques só funcionam aos finais de semana, quando os "bacanas" desembarcam por lá de suas lanchas ou turistas chegam em escunas. 



Retornamos a trilha após a Praia do Bonete.
Praia Grande do Bonete, a mais extensa de todas, com areias claras e fofas. Lá existe um pequeno vilarejo de pescadores e moradores locais, havendo até uma pequena estrutura de bares e lanchonetes para os finais de semana.


Placa indicativa no final da Praia do Bonete.
Último trecho, travessia até as Praias do Deserto e do Cedro, meu objetivo, porém não sabia que enfrentaríamos uma forte subida com degraus e uma descida ídem sob forte sol, mas foi "sussa", pelo ao menos pra mim ...


Praia do Deserto, a segunda mais bonita da trilha, só perdendo para a que ainda viria: a do Cedro.


Somente mata, areia e mar, sem nada para separá-los !

Quiosque na praia do Deserto, que serve de ponto de apoio aos trilheiros e aos aventureiros que praticam o Camping Selvagem por lá. Sem palavras, lá comecei a entender como se sentia um hippie ...

Vista do mar a partir do quiosque, local onde aproveitamos para tirar um "quase" cochilo e fazer uma boquinha.

Enfim, a Praia do Cedro. De longe já se percebe que valeu a pena a caminhada de duas horas de sol, areia, subidas, descidas, pedras ... Isso tudo só dá um gostinho a mais ...


O local é tão bonito e atraente ao banho, que minha máquina fotográfica ficou com inveja e também quis dar um mergulho. (M-E-G-A  V-A-C-I-L-Ã-O). Por sorte consegui salvar o cartão de memória, mas a máquina, nem com respiração boca-a-boca sobreviveu.   hauahauahauahaua

Piscina natural bem próxima à areia, local de águas calmas, mornas e translúcidas, com peixinhos passando entre os pés. Só nós e a natureza ... Roupas ? pra quê ??

A volta foi realizada pelo mesmo percurso, até porque só há dois meios de se chegar até lá, pela trilha ou pelo mar. Voltamos realizando paradas ainda maiores nas praias e lugares que mais gostamos, e mesmo antes de termos chegado de volta ao ponto de partida, já sentíamos saudades ...



Abraço, até +

25 comentários:

  1. Praia do Cedro é com certeza uma das mais belas da região.

    Tem um acesso pra ela, se não me engano, por uma trilha passando por um condomínio na praia do Tenório.

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela praia do Tenorio é outra praia do Cedro, tbém conhecida como Cedrinho por causa do pes de Cedro.

      Excluir
    2. Valeu pela dica Edison !

      Abraço.

      Excluir
  2. Valeu Anderson,

    Pretendo voltar lá, e da próxima vez irei até a praia de Fortaleza !

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Muito legal o post!!!
    Queria saber a duração do passeio (ida e volta) saindo da Lagoinha, e se aumentaria muito o percurso se esticasse até a praia de Fortaleza (voltando para Lagoinha). Pretendo fazer essa trilha em outubro...
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alitéia !

      Respondendo sua pergunta:
      Dá pra fazer ida e volta até Fortaleza sim, é só ter disposição e iniciar o mais cedo possível, acredito que lá pelas 6:30 ou 7:00 da matina, pra ter tempo de curtir as praias, descansar e não voltar no escuro.

      Ou então, dá pra ir na boa até Fortaleza e voltar de ônibus de lá (mas eu não vejo graça).

      Valeu, bom passeio !!

      Excluir
    2. Esqueci de dizer a duração. Saímos às 8:00 e retornamos + ou - às 16:00, mas voltamos com bastante calma ...

      Excluir
  4. Olá! Sou do interior paulista e estou indo por esses dias a Ubatuba... ainda estava em dúvida quanto à Trilha das Sete Praias... Como vamos apenas eu e meu marido, estava meio receosa... Depois de ler seu post, tenho certeza de que será um ótimo passeio! obrigada por "clarear" minhas ideias... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico Feliz por ter sido útil!
      Tenho certeza que adorarão o passeio.

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá!!! Li sua matéria e achei muito legal, eu e meu marido ficamos muito interessados em fazer este passeio, então gostaria que vc me tirasse uma dúvida por favor, se for possível... qual a melhor época para fazer esse passeio??? Tenho receio qto ao litoral norte, pois sei que chove muito... A trilha é confiável fazer em época de chuva, como por exemplo agora em fevereiro!?? E Se vc puder me responder através do meu mail, eu ficaria muito grata!!! Obrigada!!!
    donnare1@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A trilha é fácil em quase toda sua extensão, acredito que chuva não causará muitos transtornos, nem impossibilitará a passagem, somente deixará o chão mais escorregadio. Mas fazer o percurso com tempo seco, curtindo as praias é muito mais gostoso !!

      Excluir
  6. Olá, fiz debaixo de chuva e acabamos desistindo de fazer cedro e fortaleza. Fui de carro a primeira vez e disseram pra quem vai de ônibus descer no condomínio lagoinha, só que pelo google maps ele tá bem longe de uma outra postagem que vi que é em frente ao hotel lagoinha. Vc pode me ajudar dizendo exatamente onde desço? Sabe o nº da rua lagoinha? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá, fiz debaixo de chuva e acabamos desistindo de fazer cedro e fortaleza. Fui de carro a primeira vez e disseram pra quem vai de ônibus descer no condomínio lagoinha, só que pelo google maps ele tá bem longe de uma outra postagem que vi que é em frente ao hotel lagoinha. Vc pode me ajudar dizendo exatamente onde desço? Sabe o nº da rua lagoinha? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,
      Obrigado por visitar o blog.

      Também fui de carro e fiquei no camping, por isso, não sei te dizer onde descer indo de ônibus, mas como a entrada da trilha fica exatamente no final da praia de lagoinha, e ela é extensa, pode dar certo pedir auxílio ao motorista dizendo que quer ficar o mais próximo desse ponto.

      Desculpe não poder ajudar mais.

      Abraço.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá Karina,

      Água doce é o que não falta, por toda a trilha existem inúmeras bicas e riachos, além de algumas casas de pescadores. Minha dica é abastecer o squeeze na vila da Praia Grande do Bonete (antes da subida para a praia do Deserto) e na volta, nas choupanas da praia do Deserto. O resto é só alegria !

      Divirta-se !

      Excluir
  9. Obrigada Batata. Juro pra vc que só lembro de uma bica de água num quiosque no grande bonete que fomos tomar banho e acabamos cheios de sujeirinhas pretas coladas pelo corpo rsrs. Bom, Vou com calma dessa vez e ficarei mais atenta. Conhece trilhas pra chegar na Praia do Couve e Ilha do Pruimirim, tbem em Ubatuba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na praia do Deserto, até tomei banho de mangueira com água canalizada do riacho !!

      Excluir
  10. Obrigada Batata. Juro pra vc que só lembro de uma bica de água num quiosque no grande bonete que fomos tomar banho e acabamos cheios de sujeirinhas pretas coladas pelo corpo rsrs. Bom, Vou com calma dessa vez e ficarei mais atenta. Conhece trilhas pra chegar na Praia do Couve e Ilha do Pruimirim, tbem em Ubatuba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vou ficar devendo, mas fico aguardando dicas suas de lá, sabendo que é em Ubatuba, vai valer a pena !

      Abraço.

      Excluir
  11. Vou procurar para uma próxima viagem. Qdo achar algo, te passo.
    Por enquanto, vou na sexta tentar ir pras cachoeiras de Maranduba, acampar no Camping Super Star, e sábado e domingo ruínas, cachoeira véu de noiva que fica lá pra cima das ruínas (se vc souber como chegar, aceito relato rsrs) e 7 praias.
    Só espero que esse tempo melhore :-(
    Obrigada pelo contato :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Karina,

      Suas dicas são muito bem vindas !

      Abraço.

      Excluir
  12. precisa contratar um guia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      A trilha é tranquila, praticamente não tem como se perder por lá. A toda hora vc está em uma praia nova.
      Vá tranquilo, e Boa Aventura !!

      Abraço.

      Excluir
  13. Olá, tudo bom?
    Fiz essa trilha mas não encontrei entrada para a praia do Deserto e do Cedro. Assim que inicia a subida, tem um portão que parece ser de uma casa, lá pra cima no meio da trilha, não sei se vc lembra, e tem uma placa escrito ''FORTALEZA" e uma seta indicando para subir. Segui a placa e acabei parando direto na praia da Fortaleza sem sequer ver qualquer praia entre Grande Bonete e Fortaleza. Chegando na praia da Fortaleza, os moradores me indicaram a trilha que sai das pedras na ponta da praia que vai até o Cedro, porém não sei como chegar do Grande Bonete ao Cedro e Deserto. Será que vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails