sábado, 11 de setembro de 2010

Graffiti the Kanalha's !!

Olá Pessoal,

Mais uma seção nostalgia pra vocês ...

No início dos anos 90, quando a maioria dos kanalha's estavam saindo da adolescência, surgia nas ruas o skate, o punk-rock e o "graffiti" !!

Naquela época o graffiti ainda não estava associado ao movimento hip-hop, como acontecia nos EUA, era uma evolução da simples pichação para aqueles que procuravam algo mais na hora de se expressar.

São Caetano do Sul, foi cenário importante do movimento de arte de rua naqueles anos, chegou a ostentar o slogan, "Cidade do Graffiti", tendo sediado vários festivais desse tipo de arte e possuía uma certa "liberdade" para se realizar os trabalhos sem ser importunado pela Polícia ou pela Guarda Municipal. Tomei ciência disso quando estava em um festival de graffiti em São Paulo, mais precisamente em baixo do minhocão, e em conversa com outros grafiteiros, ao saberem que éramos de São Caetano, de imediato perguntaram se a cidade era mesmo como ouviam falar, acerca da liberdade e epoio aos grafiteiros.

Haviam vários estilos e técnicas, desenhos à mão livre, com rolinho, somente spray e com estêncil, o qual adotei, a diversão começava na elaboração das máscaras e só terminava quando víamos nossos personagens estampados nos muros da cidade.

Em 1991, foi lançado o "livro ilustrado Graffiti - a arte das ruas", e para minha surpresa uma trabalho meu fazia parte daquele álbum (a figurinha nº 50), além de terem lembrado dos Kanalha's, mencionando o nome que pichávamos anteriormente ao graffiti.


Felizmente guardei o álbum até hoje, e posso dividir com vocês essas imagens.


Espero que tenham gostado.

Abraço, até +

8 comentários:

  1. Eu tinha um livrinho desse, me amarrava em comprar as figurinhas e colar, infelizmente nao consegui completar o Album, tinha uns 10 anos

    ResponderExcluir
  2. Só me resta lembrar que São Caetano já foi a cidade do graffiti, pois nunca mais tivemos festivais por aqui ...

    ResponderExcluir
  3. e ai manos , firmão ?
    pode crer bons tempos que não voltam maIS , tive este album , afanei numa banca de jornal. nao consegui completar o album e em 96 um aluno me afanou ,kokokoko, bom, hoje tenho 2 albuns desses e 600 pacotes fechados de figurinhas, que não abro por nada .kokoko varios dos caras que tao no album sempre me pedem .kokoko. boa sorte ai mano , muito respeito aos da velha escola do pixo e do graffiti . noissssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala camarada não tem interesse em vender um dos seus livro ilustrado Graffiti - a arte das ruas

      Excluir
    2. Fala camarada não tem interesse em vender um dos seus livro ilustrado Graffiti - a arte das ruas

      Excluir
  4. Valeu gejo,

    qquer dia volto à ativa com o spray ...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. fala meu querido! grande album, grandes trabalhos, gostaria de saber se pode escanear a mesma pagina, porém com zoom na imagem do grafite do vampiro e a mulher ( AFALANGE ) porque preciso desta imagem amigo aguardo contato!
    att. Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor

      No problem !
      Só preciso de um e-mail seu, pois não tenho facebook, falou ?!

      abraço.

      Excluir

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails